A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente, na manhã desta segunda-feira, a contratação de Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira masculina. O italiano assume o comando da equipe a tempo da próxima Data Fifa, que acontecerá em junho.
Chegada estratégica para a Copa do Mundo de 2026
Ancelotti comandará a Seleção até o fim da Copa do Mundo de 2026. A decisão de trazer o técnico mais vitorioso da história da Champions League é vista pela CBF como uma afirmação de ambição e retorno à grandeza do futebol brasileiro.
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio”
declarou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
Estreia contra Equador e Paraguai nas Eliminatórias
O primeiro desafio de Ancelotti será em junho. A Seleção enfrenta o Equador no dia 5 e o Paraguai no dia 10, ambos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026.
Atualmente, o Brasil ocupa a quarta colocação com 21 pontos, mesmo número do Paraguai, que está em quinto. O Equador é o segundo colocado, com 23 pontos.
Ancelotti já tem reuniões previstas com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e Juan, coordenador técnico, para definir a lista de convocados. A expectativa é de que ele comece oficialmente os trabalhos no dia 26 de maio.
Carreira vitoriosa e currículo invejável
Aos 65 anos, Ancelotti chega com um histórico de títulos e passagens por alguns dos maiores clubes do mundo: Reggiana, Parma, Juventus, Milan, Chelsea, PSG, Bayern de Munique, Napoli, Everton e Real Madrid.
É o maior campeão da Champions League entre os técnicos, com cinco títulos: dois pelo Milan e três pelo Real Madrid. Além disso, soma conquistas em todas as principais ligas europeias.
Na sua segunda passagem pelo Real Madrid desde 2021, já venceu duas Champions, duas LaLiga, duas Supercopas da Uefa, duas Supercopas da Espanha, um Mundial de Clubes, uma Copa Intercontinental e uma Copa do Rei.
Últimos momentos no Real Madrid
Antes de iniciar seu ciclo na Seleção Brasileira, Ancelotti ainda cumpre seus últimos compromissos com o Real Madrid. Neste domingo, o time espanhol perdeu por 4 a 3 para o Barcelona, complicando a briga pelo título da LaLiga.
O clássico foi o jogo de número 350 de Ancelotti à frente do clube merengue. O Real Madrid ainda tem três partidas restantes na temporada: contra Mallorca, Sevilla e Real Sociedad.
Um novo ciclo de esperança
A chegada de Carlo Ancelotti marca uma nova era na Seleção Brasileira. Com um treinador experiente, multicampeão e respeitado no cenário internacional, a expectativa é alta para recolocar o Brasil no topo do futebol mundial. A contagem regressiva para a estreia já começou.