Um ciclone extratropical em formação próximo à costa do Sudeste brasileiro deve intensificar temporais em quatro estados entre esta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), de acordo com alerta emitido pela Climatempo.
O fenômeno, associado a um sistema de baixa pressão que se desloca a partir do Paraguai, deve provocar chuvas fortes, ventania e até queda de granizo nos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Na quinta-feira, os temporais devem atingir inicialmente o centro-sul e o leste de Mato Grosso do Sul, avançando ao longo do dia para o Paraná e Santa Catarina. Já em São Paulo, há risco de granizo especialmente em áreas mais ao sul do estado.
Condições de Tempo Severo
A combinação entre o ciclone extratropical e um cavado atmosférico cria um cenário propício para eventos extremos:
- Chuvas persistentes: Os acumulados elevados de chuva podem encharcar o solo e provocar inundações em áreas urbanas e rurais.
- Ventos intensos: Rajadas que podem chegar a 80 km/h colocam em risco objetos soltos e árvores de grande porte.
- Granizo isolado: A previsão indica maior probabilidade de ocorrência no Paraná e em São Paulo.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina orienta moradores de áreas de risco a redobrar a atenção, acompanhar os boletins meteorológicos e evitar transitar por regiões próximas a rios, córregos e encostas durante o período de instabilidade.
Apesar da previsão de melhoria no tempo a partir do fim de semana, os impactos das chuvas podem ser sentidos por mais tempo em regiões mais atingidas.