Após um dia angustiante perdido na Serra Catarinense, o piloto e empresário Mauro Ribeiro, de 60 anos, foi encontrado e resgatado pela Força Aérea Brasileira (FAB). O comandante da missão, Vitor Lucas de Mello, descreveu a emoção de encontrar a vítima com vida, apesar do grave acidente.
O acidente
Ribeiro havia partido sozinho em uma aeronave ultraleve na manhã de quarta-feira (3), do aeroclube de São José, na Grande Florianópolis, com destino a Videira, no Meio-Oeste catarinense. No entanto, o voo tomou um rumo inesperado quando a aeronave caiu na região de Ponte Alta do Norte, onde o piloto permaneceu perdido por 24 horas.
Resgate
A bordo da aeronave SC-105 Amazonas do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação, a equipe de resgate conseguiu localizar Ribeiro por volta das 13h30. O comandante De Mello compartilhou o momento de alívio ao avistar o piloto:
“Tivemos a grata satisfação de sermos recebidos com um aceno de mão do piloto, e quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, motivada ainda mais para cumprir a missão”.
Afirmou o comandante
Durante o resgate, Ribeiro estava consciente e conseguiu conversar com os membros da equipe. Ele fez um apelo emocionado à família, expressando sua preocupação com sua filha e solicitando que fosse informado que estava vivo.
Os detalhes do resgate revelaram a gravidade dos ferimentos sofridos pelo piloto. “Conseguimos resgatá-lo com a maca, aparentemente ele estava com o pé quebrado”, relatou o comandante De Mello. Posteriormente, um boletim médico do Hospital Governador Celso Ramos confirmou que Ribeiro apresentava politraumatismo grave e estava sendo medicado enquanto passava por exames.
Após o resgate, Ribeiro foi transportado pelo helicóptero H-60 Black Hawk da FAB para o aeroporto de Florianópolis, onde foi transferido para atendimento médico pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado ao Hospital Governador Celso Ramos.
O caso mobilizou as equipes de resgate e gerou comoção na comunidade, que acompanhou ansiosamente as atualizações sobre o estado de saúde do piloto. A FAB e as autoridades médicas continuam monitorando o caso de perto, enquanto amigos, familiares e colegas expressam solidariedade e votos de pronta recuperação a Mauro Ribeiro.