Na madrugada entre esta quinta (13) e sexta-feira (14), acontece o primeiro eclipse lunar de 2025, conhecido como “Lua de Sangue”. O fenômeno, que ocorre quando a Lua adquire um tom avermelhado, será visível em todo o Brasil. Em Santa Catarina, a região Oeste terá as melhores condições de observação, de acordo com a Epagri/Ciram.
Quando e por que ocorre o fenômeno?
O eclipse lunar total acontece quando a Terra se alinha entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural. De acordo com a Nasa, o evento terá início às 00h57min (horário de Brasília) e atingirá sua fase total às 3h25min.
O tom avermelhado ocorre devido ao comportamento da luz solar ao atravessar a atmosfera terrestre. As ondas de luz mais longas, como vermelho e laranja, são refratadas e atingem a superfície lunar, conferindo o aspecto característico de “Lua de Sangue”. Quanto mais poeira ou umidade na atmosfera, mais intensa é a coloração.
Condições meteorológicas em Santa Catarina
Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, a visibilidade do eclipse dependerá das condições climáticas. A previsão indica que o Oeste catarinense terá o céu mais limpo durante a madrugada, favorecendo a observação do fenômeno.
Por outro lado, no Centro e Leste do Estado, incluindo as regiões do Meio-Oeste e do Litoral, a nebulosidade será mais intensa, podendo dificultar a visibilidade. No Litoral Norte e no Vale do Itajaí, há possibilidade de chuvas isoladas devido à circulação marítima, um fenômeno causado pela umidade vinda do oceano.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para a região Norte de Santa Catarina, com precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, e ventos de até 60 km/h. O aviso permanece em vigor até às 10h desta sexta-feira (14).
Onde assistir ao eclipse ao vivo
Para aqueles que não conseguirem observar o eclipse a olho nu, o Observatório Nacional realizará uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube. A cobertura começa às 00h40min de sexta-feira (14) e acompanhará tod