Após dias de temperaturas elevadas e um intenso calor que afetou Santa Catarina e a Grande Florianópolis, uma mudança no cenário climático está prestes a trazer alívio aos moradores da região. Uma frente fria está se aproximando do Sul do Brasil, rompendo o bloqueio atmosférico que manteve as altas temperaturas nos últimos dias. No entanto, essa transição para um clima mais ameno não será pacífica, pois há previsão de tempo severo nos próximos dias, com risco de vendavais, trovoadas, raios e queda de granizo.
As altas temperaturas observadas recentemente chamaram a atenção das autoridades meteorológicas, com máximas atingindo os 32°C em cidades como Chapecó. O enfraquecimento do fenômeno El Niño e o término do verão contribuíram para esse padrão climático extremo, porém, a transição para o outono e a neutralidade climática no Pacífico Equatorial indicam uma mudança iminente no clima da região.
De acordo com as projeções, a frente fria deve provocar chuva em toda a região Sul até a noite da segunda-feira (17). No entanto, o volume previsto para Santa Catarina e Paraná é menor, embora esses estados ainda corram o risco de tempestades com raios e queda de granizo. Os maiores acumulados de precipitação são esperados na fronteira oeste gaúcha, com cerca de 150 milímetros esperados.
Apesar da chegada da frente fria resultar em um declínio nas temperaturas, não se espera uma queda significativa. As máximas devem permanecer em torno dos 28°C a 30°C em diversas partes de Santa Catarina e da Grande Florianópolis, mantendo a sensação de tempo abafado. No entanto, a chuva esperada trará alívio para os residentes e ajudará a amenizar a situação nas áreas afetadas pela onda de calor.