Na tarde desta quarta-feira, 7 de maio de 2025, o mundo católico voltou seus olhos para a chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. Por volta das 16h (horário de Brasília), uma fumaça preta emergiu, sinalizando que a primeira votação do conclave não resultou na eleição de um novo pontífice. Esse tradicional sinal indica que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o sucessor de Francisco, falecido em 21 de abril .
O conclave, iniciado oficialmente nesta manhã, reúne 133 cardeais eleitores de diversas partes do mundo. Eles estão em reclusão na Capela Sistina, participando de votações secretas para escolher o novo líder da Igreja Católica. Para que um candidato seja eleito, é necessário obter uma maioria de dois terços dos votos .
A fumaça preta, produzida pela queima de cédulas de votação com aditivos químicos específicos, indica que nenhum dos candidatos alcançou o número necessário de votos. Esse processo é uma tradição centenária que simboliza a continuidade e o mistério da escolha papal .
As próximas sessões de votação estão previstas para ocorrer ao longo dos próximos dias, com emissões de fumaça programadas para as 7h e 14h (horário de Brasília). Caso um novo Papa seja eleito, a fumaça branca será emitida imediatamente após a votação bem-sucedida, podendo ocorrer também às 5h30 ou 12h30 .
Enquanto isso, fiéis e curiosos de todo o mundo acompanham atentamente cada sinal vindo da chaminé da Capela Sistina, aguardando o momento em que a fumaça branca anunciará a eleição do novo Papa.