Mensagens Falsas e Página Fraudulenta
Um novo golpe virtual tem chamado a atenção das autoridades brasileiras. Criminosos estão enviando mensagens falsas em nome dos Correios, solicitando o pagamento de uma suposta taxa para a liberação de encomendas. Essas mensagens são enviadas por SMS, e-mail ou WhatsApp e contêm um link que redireciona para uma página fraudulenta com a logomarca dos Correios. Nessa página, os usuários são induzidos a realizar o pagamento.
Orientação dos Correios
Em resposta ao golpe, os Correios emitiram uma nota nacional alertando os consumidores. A empresa recomenda que os clientes utilizem o aplicativo oficial dos Correios para acompanhar suas entregas de forma segura. No app, é possível rastrear encomendas e pagar tributos sem riscos de fraudes.
Preocupação das Autoridades
“Os criminosos estão se valendo dos mais diversos âmbitos. Esse golpe dos Correios está muito em voga, até porque a empresa se sentiu na obrigação de emitir uma nota a respeito. […] As pessoas têm de ficar muito atentas a esse tipo de caso porque realmente a situação está bastante crítica”
alerta Leonardo Guesser, advogado criminalista que acompanha casos como esse.
Outros Crimes Virtuais
A Polícia Civil de Santa Catarina também está investigando outros crimes virtuais, como golpes em que criminosos se passam por advogados e magistrados catarinenses, solicitando a antecipação do pagamento de taxas. De acordo com Guesser, os golpistas utilizam informações públicas disponíveis em plataformas como Jusbrasil para dar maior credibilidade às fraudes.
Operação “Precatório Fake”
Em uma operação chamada “Precatório Fake”, a Polícia Civil cumpriu na manhã desta terça-feira (30) sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva em cidades do Ceará. Os principais suspeitos do esquema residem nessas localidades, e a ação visa desmantelar a rede de criminosos envolvidos nos golpes.
Prevenção e Cuidados
As autoridades reforçam a importância de os cidadãos se manterem atentos e desconfiarem de mensagens solicitando pagamentos para a liberação de encomendas. Utilizar canais oficiais para acompanhar entregas e verificar a veracidade das informações é essencial para evitar cair em golpes virtuais.