Início da Paralisação
Cerca de 90% dos trabalhadores da Celesc entraram em greve nesta segunda-feira (12), conforme informações do Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários de Santa Catarina. A empresa, no entanto, não confirmou esses números. A paralisação teve início por volta das 6h e, a princípio, não tem data para terminar.
Decisão em Assembleia
A decisão pela greve foi tomada em uma assembleia estadual realizada em Palhoça na semana passada. Segundo a Intercel, coletivo que reúne os sindicatos representativos dos funcionários, a categoria optou por paralisar as atividades devido à “postura negligente da diretoria da empresa tanto na negociação de direitos dos trabalhadores quanto na gestão da empresa”.
Principais Demandas
De acordo com o sindicato, a diretoria da Celesc não fez avanços significativos nas negociações sobre a recomposição do quadro de funcionários e no acordo coletivo de participação de lucros (PLR). Em cidades como Joinville e Blumenau, que registraram alta adesão à paralisação, os consumidores enfrentaram dificuldades, encontrando algumas unidades com as portas fechadas.
Resposta da Celesc
Em nota, a Celesc informou que convidou todos os sindicatos para uma reunião no dia 2 de agosto, a fim de discutir a nova metodologia de distribuição do PLR. No entanto, no dia seguinte, o grupo sindical anunciou a greve “sem dialogar com a empresa”. A Celesc ressaltou que, na última sexta-feira (9), enviou uma nova proposta “buscando avançar nas negociações da PLR”, que inclui uma parcela mínima garantida de R$ 4 mil para cada empregado, a ser paga em outubro deste ano. Uma reunião está agendada para esta terça-feira (13).