O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, registrou um aumento expressivo nos atendimentos de emergência nos últimos dias, especialmente por casos respiratórios com gravidade moderada a grave. A situação preocupa as autoridades de saúde, que reforçam a importância da vacinação contra a gripe para crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
Na última segunda-feira (14), o hospital atingiu o pico de atendimentos, com 398 crianças passando pela emergência. Dois dias depois, na quarta-feira (16), foram 264 atendimentos, sendo 19 pacientes classificados com a cor vermelha, o que indica casos de alta complexidade que exigem atendimento imediato.
“O que tem chamado nossa atenção é o número de pacientes graves, sendo a maioria com síndromes respiratórias. Por isso a importância das crianças se vacinarem contra a gripe o quanto antes”, reforçou a diretora do hospital, Maristela Cardozo.
🏥 Alta demanda e internações preocupam
Entre os dias 1º e 16 de abril, o hospital internou 140 crianças com síndrome respiratória aguda grave, sendo que 32 precisaram ser transferidas para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O HIJG é o único hospital público pediátrico da Grande Florianópolis, o que torna a situação ainda mais delicada diante da alta procura.
A unidade está operando com sua capacidade máxima de profissionais, incluindo sete médicos plantonistas na emergência, mas ainda assim enfrenta demora no atendimento devido ao volume de pacientes.
💉 Campanha de vacinação contra a gripe
Com a chegada do outono e a antecipação dos casos de doenças respiratórias, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) faz um novo apelo para que pais e responsáveis levem as crianças para receber a vacina contra a gripe, disponível gratuitamente nas salas de vacina dos municípios.
A imunização é essencial para evitar complicações causadas pelas síndromes respiratórias, reduzir internações e conter a circulação do vírus da gripe durante os meses mais frios do ano.
A SES segue monitorando a situação epidemiológica e afirma que continua investindo na ampliação e qualificação da rede pública de saúde no estado.