Direção afirma seguir critérios técnicos do SUS e nega omissão de atendimento
A direção do Hospital Helmuth Nass, conhecido como Hospital Regional de Biguaçu, divulgou uma nota oficial nesta semana após ganhar repercussão a recusa de 275 pedidos de internação feitos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Biguaçu desde 2023.
A instituição, administrada pela Beneficência Camiliana do Sul, atua por meio de contrato de concessão com o Governo do Estado e alegou que os casos recusados não se enquadravam no perfil de atendimento da unidade.
Hospital atende apenas média complexidade
Segundo a nota, o hospital é credenciado apenas para atendimentos de média complexidade, conforme os critérios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria de Estado da Saúde. Isso significa que pacientes em estado grave ou que exigem recursos mais avançados devem ser encaminhados a outras unidades especializadas.
A entidade afirma que não se trata de omissão de atendimento, mas de responsabilidade clínica e ética médica.
“Por questão de ética médica, não recebemos pacientes que não temos capacidade técnica de tratar adequadamente”
afirma a administração.
Unidade não recebe verba da Prefeitura
Outro ponto abordado na nota é que o Hospital Regional de Biguaçu não recebe repasses da Prefeitura, sendo mantido exclusivamente com recursos da União e do Governo de Santa Catarina. A Beneficência Camiliana reforça que não há lucro com a gestão da unidade e que todas as despesas são aplicadas diretamente no atendimento aos pacientes.
A organização também destacou que presta contas mensalmente ao município, até o dia 15 do mês seguinte.
Quase 100 mil atendimentos desde 2023
Desde o início de 2023, o Hospital Helmuth Nass já realizou 95.989 atendimentos, dos quais 41.738 foram destinados a moradores de Biguaçu, segundo dados da própria instituição.
Além disso, mais de mil internações foram registradas em áreas como UTI e clínica médica, dentro da capacidade técnica da unidade.
Confira a seguir a nota oficial na íntegra
A Beneficência Camiliana do Sul, responsável pela gestão do Hospital Helmuth Nass, de Biguaçu, por meio de contrato de concessão, vem a público esclarecer sobre as notícias que estão sendo divulgadas a respeito de “negativas de recebimento de pacientes”.
O Sistema Único de Saúde (SUS) está estruturado com hospitais de média e alta complexidade, com referência formal para cada tipo de especialidade e gravidade. O Hospital Helmuth Nass atende os pacientes de média complexidade e/ou menor gravidade. Essa é uma premissa que todos os hospitais credenciados ao SUS devem seguir.
Por essa razão, recebemos pacientes com a mesma patologia, mas de acordo com o grau de evolução da doença eles são aceitos ou não em nossa unidade e a razão é muito simples: só podemos receber pacientes vindos de outras unidades de saúde, sejam hospitais ou UPAs, se eles puderem ser atendidos com os recursos técnicos que disponibilizamos.
Por questão de responsabilidade clínica, e em atenção ao Código de Ética Médica, não recebemos aqueles que não temos capacidade de tratar adequadamente. A pressão sobre a equipe do Hospital em relação a isso é feita por leigos e, para nós, os critérios médicos e técnicos se sobrepõem a esse fato.
Vale destacar, entretanto, que mesmo com as nossas limitações, desde 2023 atendemos, entre internações, consultas, exames e cirurgias, um total de 95.989 pacientes, sendo 41.738 de Biguaçu. Considerando apenas a UTI e a Clínica Médica, recebemos mais de 1.000 pacientes transferidos de outros estabelecimentos de saúde, dentro do quadro clínico que nos é permitido atender, sendo que cerca de 1/3 deles são moradores de Biguaçu.
Importante ainda registrar que os recursos financeiros para custeio das atividades deste hospital são oriundos da União e do Estado de Santa Catarina, sem qualquer aporte de verbas municipais, de modo que o funcionamento há de seguir as regras definidas pelo SUS.
A Beneficência Camiliana do Sul reforça seu compromisso com a transparência e a ética no atendimento à população, bem como com a prestação de contas aos órgãos de controle e à sociedade. Ressaltamos que todas as decisões médicas adotadas no Hospital Helmuth Nass seguem os protocolos definidos pelo Sistema Único de Saúde, com base em critérios técnicos e na segurança do paciente.
Reiteramos ainda que o objetivo da instituição é oferecer atendimento humanizado, dentro das possibilidades clínicas da estrutura disponível. Lamentamos eventuais interpretações equivocadas ou informações distorcidas que possam gerar insegurança na população e reforçamos que a porta de entrada para os atendimentos no SUS é regulada por instâncias superiores que definem para onde cada paciente deve ser encaminhado, conforme o quadro clínico apresentado.
É relevante também registrar que a Beneficência Camiliana do Sul não recebe nenhum valor por esse contrato, ou seja, os recursos direcionados ao hospital são utilizados no atendimento integral aos pacientes, o que é demonstrado por meio das prestações de contas rigorosamente apresentadas ao Município até o dia 15 de cada mês subsequente ao trabalho prestado.
Por fim, é relevante informar que o São Camilo faz a gestão de mais de 40 hospitais no Brasil, sendo 16 deles na Região Sul, e, em sua maioria, por meio de contratos com o Poder Público. Em todas as regiões onde atuamos, somos reconhecidos por nossa capacidade de alinhar eficiência administrativa à técnica humanizada no atendimento à população, assim como pela transparência na prestação de contas das verbas recebidas e dos serviços prestados, com cumprimento dos contratos assinados.
Para além disso, a Beneficência Camiliana do Sul registra que o diretor administrativo do Hospital Helmuth Nass é profissional competente, que está conduzindo este momento dentro das diretrizes de atuação camiliana.
Este hospital reitera ainda o seu compromisso com a humanização do tratamento dispensado aos seus pacientes e com a total transparência das informações relativas ao seu funcionamento.
Atenciosamente,
Beneficência Camiliana do Sul