Após a morte de Francisco, cardeais se preparam para eleição do novo pontífice no Vaticano
Após o sepultamento do Papa Francisco no último sábado (26), a Igreja Católica já volta sua atenção para o processo que definirá seu próximo líder espiritual. Na manhã desta segunda-feira (28), durante reunião no Vaticano, os 180 cardeais presentes na Congregação Geral decidiram que o conclave terá início no dia 6 de maio, na Capela Sistina.
Conclave: o que é e como funciona
O conclave é o processo formal da Igreja Católica para a escolha de um novo papa. O termo vem do latim cum clave (“com chave”), simbolizando o isolamento absoluto dos cardeais eleitores durante a votação. A Capela Sistina, no Vaticano, é fechada ao público e transformada em um espaço de reflexão e escolha. Durante todo o processo, os cardeais permanecem incomunicáveis, sem acesso ao mundo exterior, para garantir total sigilo.
Somente cardeais com menos de 80 anos podem votar. Neste conclave, 135 cardeais estão aptos a participar.
Processo de votação e possíveis rodadas
A votação só pode iniciar após nove dias de luto pela morte do papa, contados a partir do sepultamento. A partir de 6 de maio, podem ocorrer até quatro rodadas de votação por dia.
Se, após três dias, nenhum nome alcançar os dois terços dos votos necessários, os cardeais fazem uma pausa para oração. Esse ciclo de três dias de votação seguido de oração pode ocorrer até sete vezes. Se mesmo assim não houver um vencedor, os dois nomes mais votados passam a disputar uma rodada final, mantendo-se a exigência de dois terços dos votos.
Expectativa e especulação sobre o novo Papa
Com a aproximação da escolha, fiéis de todo o mundo especulam quem será o sucessor de Jorge Mario Bergoglio. Entre os possíveis nomes, sete cardeais brasileiros estão aptos a votar e, quem sabe, ser escolhidos.
A cerimônia será conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, atual decano do Colégio Cardinalício. Quando um novo papa for finalmente escolhido, a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina anunciará ao mundo o fim do conclave.
Apresentação do novo pontífice
Após aceitar a eleição, o cardeal escolhido será questionado: “Como quer ser chamado?”. Em seguida, o novo Papa será apresentado ao mundo pela sacada da Basílica de São Pedro, em um dos momentos mais aguardados pelos fiéis ao redor do globo.
Histórico: conclaves curtos e longos
As últimas duas eleições papais, em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias. No entanto, a história já registrou um conclave extremamente prolongado: entre 1268 e 1271, a escolha do novo papa levou dois anos e dez meses.
A expectativa, agora, é que o próximo sucessor de Francisco seja conhecido em poucos dias — mas o mundo está de olhos voltados para o Vaticano, onde o Espírito Santo deverá, mais uma vez, guiar a decisão dos cardeais.