A partir desta quinta-feira (18/4), os caminhoneiros que trafegam pela BR-101 terão à disposição o primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) de Santa Catarina. Localizado no km 220 da rodovia, na cidade de Palhoça, o novo empreendimento é fruto de um investimento de R$ 17,5 milhões e é gerenciado pela concessionária Arteris Litoral Sul.
A inauguração contará com a presença da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do ministro dos Transportes, Renan Filho, destacando a importância do projeto para a segurança e bem-estar dos mais de 10 mil motoristas de veículos pesados que passam diariamente pelo trecho.
Com uma área total de 39 mil metros quadrados, o PPD oferece uma estrutura completa, dividida entre as margens sul e norte da BR-101. São 28 vagas para estacionamento de carretas de 15 metros e caminhões de 12 metros, incluindo vagas com pontos elétricos para cargas refrigeradas.
Na pista sul, os caminhoneiros encontrarão uma sala de descanso, varanda, cozinha e vestiários masculinos e femininos com sanitários e chuveiros. Além disso, há espaço disponível para locação de serviços terceirizados, como minimercado, lavanderia e farmácia. Já na pista norte, há instalações sanitárias adaptadas para acessibilidade de Pessoas com Deficiência.
O interior dos edifícios foi cuidadosamente planejado, com materiais que reduzem o ruído e películas que controlam a incidência de luz nas janelas, favorecendo o descanso dos usuários. Todas as lâmpadas do local possuem tecnologia LED, mais econômicas e duráveis.
Além de proporcionar conforto aos caminhoneiros, o PPD também contribui para o cumprimento da Lei do Motorista, que estabelece o tempo de descanso obrigatório, e para a redução de acidentes nas rodovias.
Este investimento se soma às obras e melhorias realizadas pela concessionária desde 2008, incluindo a construção de ruas laterais, terceiras faixas, passarelas e pontes, além do Contorno Viário de Florianópolis, que está 92% concluído e será entregue em julho deste ano.