O advogado Juliano Mandelli, da Chapa 3 – “União, Trabalho e Transformação”, foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC) nesta sexta-feira (22). Mandelli conquistou 18.550 votos, representando 63,39% dos votos válidos, em um pleito marcado pela alta participação da classe.
A adversária de Mandelli, Vivian de Gann, da Chapa 1 – “Muda OAB”, recebeu 10.717 votos, correspondendo a 36,61% dos votos válidos. Os votos brancos somaram 4,35%, e os nulos, 6,18%. A eleição contou com a participação de 32.710 advogados, o que representa 89,11% do total de 36.706 profissionais habilitados.
Mandelli, que teve o apoio da atual presidente Claudia Prudêncio, derrotou Vivian em uma disputa direta, após a Chapa 2 – “Basta”, liderada por Rodrigo Curi, ser anulada na véspera do pleito.
Compromisso com a advocacia
Após o anúncio do resultado, feito pelo presidente da Comissão Eleitoral da OAB/SC, Marcos José Cattani, Mandelli destacou seu compromisso com a classe e prometeu uma gestão participativa.
— Vamos seguir ouvindo a advocacia para entregar uma gestão participativa e inclusiva. Esta vitória é de todos que acreditam em uma OAB forte e presente em cada canto de Santa Catarina — declarou Mandelli.
A eleição também definiu os líderes das 53 subseções da OAB/SC, além dos cargos de conselheiros seccionais, conselheiros federais e da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados.
Renovação e continuidade
A vitória de Juliano Mandelli reflete o desejo de continuidade e renovação, já que ele foi apoiado pela atual gestão e apresentou propostas focadas em modernização e ampliação da atuação da OAB no estado.
O mandato de Mandelli à frente da entidade será marcado pela responsabilidade de representar mais de 36 mil advogados catarinenses e fortalecer a advocacia em um cenário de desafios crescentes.
