Aeroporto de Florianópolis Afetado
Na manhã desta quarta-feira (24), parte do litoral de Santa Catarina acordou envolta em um denso nevoeiro, fenômeno que tem sido registrado em vários pontos do estado nos últimos dias. O aeroporto de Florianópolis chegou a fechar temporariamente devido à baixa visibilidade. Por volta das 8h30min, os voos foram normalizados.
Explicação Meteorológica
A meteorologista Gilsânia de Souza Cruz, da Epagri/Ciram, explicou que se trata de um nevoeiro marítimo, comum em áreas litorâneas durante o inverno e outono. Esse tipo de nevoeiro ocorre quando há massas de ar mais quentes que o normal em contato com águas de superfície mais fria. Atualmente, a temperatura da água no litoral catarinense está entre 16°C e 18°C. Quando o ar quente entra em contato com a água fria, condensa, formando o nevoeiro, que nada mais é do que uma nuvem próxima à superfície.





Comparação com o Nevoeiro de Radiação
O nevoeiro marítimo é mais denso do que o nevoeiro de radiação, que é comum no interior do estado. O nevoeiro de radiação geralmente se dissipa algumas horas após o nascer do sol, devido ao aquecimento da superfície, enquanto o nevoeiro marítimo pode demorar mais tempo para se dissipar. “Conforme a água esquenta, o nevoeiro marítimo tende a dissipar. Mas às vezes não dissipa, como ocorre no Sul da Ilha ou na região de Imbituba”, exemplifica a meteorologista.
Previsão para os Próximos Dias
A previsão da Defesa Civil é de que o nevoeiro desta quarta-feira (24) dissipe ao longo da manhã. Na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26), o fenômeno deve se repetir, formando-se entre a noite e a madrugada, e dissipando-se ao longo da manhã, dando lugar ao predomínio do sol.
Recomendações de Segurança
Devido ao nevoeiro, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada nas estradas e na navegação. É aconselhável manter a distância de outros veículos e transitar em velocidade reduzida para evitar acidentes.