Enfermeiro teria se negado a aplicar dose em perna alternativa
Uma mãe denunciou, nesta segunda-feira (24), que seu filho de apenas três meses não conseguiu ser vacinado na unidade de saúde do bairro Praça, em Tijucas, após um enfermeiro se recusar a aplicar a dose. O bebê, que tem síndrome de Down, intolerância ao leite e suspeita de cardiopatia congênita, precisava receber o imunizante em um local específico por recomendação médica, mas o profissional teria se negado a fazer a aplicação.
Conflito por aplicação da vacina
Segundo o relato da mãe, Pâmela, seu filho teve uma forte reação à última vacina, que resultou em um hematoma na perna. Por isso, foi orientada a solicitar que a nova dose fosse aplicada na outra perna. No entanto, o enfermeiro alegou que, por protocolo, cada vacina deve ser administrada em um membro específico e, caso a mãe não concordasse, deveria procurar outra unidade de saúde.
Como não possui transporte e o filho precisa de acompanhamento médico constante, Pâmela explicou que não teria condições de buscar atendimento em outro local. Durante a discussão, o profissional teria quebrado a seringa com a vacina e encerrado o atendimento.
Sem resposta da unidade de saúde
Ainda segundo a mãe, a responsável pela unidade foi informada da situação, mas não tomou nenhuma providência.
“Ela explicou que qualquer vacina pode ter reação, mas não quis intervir”
afirmou Pâmela.
O caso se torna ainda mais delicado porque o bebê esteve recentemente internado com desnutrição e desidratação no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, devido à sua intolerância ao leite. O acompanhamento médico exige que ele mantenha o calendário vacinal atualizado.
Busca por providências
Pâmela afirmou que pretende registrar um boletim de ocorrência, mas encontrou a delegacia fechada no sábado (23), quando tentou buscar ajuda. Agora, também tenta contato com o Conselho Tutelar para garantir que a vacinação do filho seja realizada conforme a recomendação médica.
A Secretaria de Saúde do município ainda não se pronunciou sobre o caso.