Situação de emergência mobilizou atenção na rodovia e foi controlada com habilidade e trabalho conjunto
Pane em voo leva a pouso forçado na rodovia
O que poderia ter sido uma tragédia terminou sem feridos graças à expertise do piloto Mateus Renan Calado, que realizou um pouso forçado com um avião de pequeno porte na BR-101, em Garuva, no Norte de Santa Catarina. A ocorrência foi registrada por volta do meio-dia do último sábado (5), no Km 18 da rodovia, sentido Sul.
A aeronave, modelo Pelican 500 BR, havia decolado do aeroclube de Guaramirim e sobrevoava a região com o empresário Valdemiro José Minella, de 71 anos, proprietário do avião. Cerca de 40 minutos após a decolagem, o motor apresentou pane e deixou de funcionar.
“Fizemos tudo o que podíamos”, diz piloto
Segundo Mateus, após identificar a falha no motor, ele seguiu todos os protocolos para tentar reacioná-lo, sem sucesso. “O motor não funcionou mais. Então o procedimento seguinte era realizar um pouso de emergência”, relatou o piloto em entrevista ao programa Fantástico.
A decisão foi rápida: mesmo com a presença de dois caminhões na pista e fios de alta tensão nas proximidades, a BR-101 foi escolhida como o local menos arriscado para o pouso.
A reação do caminhoneiro foi crucial
Apesar da habilidade técnica do piloto, Mateus fez questão de destacar a atitude do caminhoneiro que seguia à frente da aeronave no momento do pouso. O veículo transportava óleo diesel — o que, em caso de colisão, poderia ter causado uma explosão.
“O caminhoneiro percebeu o avião, freou e reduziu. Os carros também reduziram. Isso colaborou muito para que fosse uma operação com segurança”, afirmou o piloto.
Veja fotos e vídeos do avião e o pouso:







FAB já iniciou investigação do incidente
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o caso está sendo investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Na etapa inicial, equipes técnicas realizaram a coleta de dados e a verificação de danos, além da preservação da cena e levantamento de informações relevantes.
A FAB ressaltou que o prazo para conclusão do relatório final depende da complexidade da ocorrência e de todos os fatores envolvidos. Quando pronto, o documento será publicado no site oficial do Cenipa.
Aeronave era experimental e com certificado válido
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião envolvido na ocorrência é utilizado para pulverização agrícola e possuía certificado de aeronavegabilidade em situação normal, operando sob regime experimental — prática comum nesse tipo de aeronave modificada ou de uso específico.
Apesar do susto, tanto o piloto quanto o passageiro saíram ilesos, e o pouso forçado foi concluído sem danos graves ou colisões. A ação reforça a importância do preparo técnico e da colaboração entre os envolvidos em situações de emergência.