Falecimento após parada cardiorrespiratória
O zagueiro uruguaio Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, faleceu nesta terça-feira em São Paulo, após sofrer morte encefálica decorrente de uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca. O Hospital Israelita Albert Einstein confirmou a notícia, que chocou o mundo do futebol. O jogador havia passado mal durante a partida contra o São Paulo, válida pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, no último dia 17.
Mal súbito durante a partida
Izquierdo caiu no gramado aos 39 minutos do segundo tempo no Morumbi, provocando grande preocupação entre jogadores e torcedores. Diagnosticado inicialmente com uma arritmia cardíaca, ele foi socorrido e levado às pressas para o hospital, onde continuou recebendo tratamento intensivo.
Complicações e falecimento
No sábado, o hospital informou que o atleta sofreu uma parada cardíaca enquanto era transportado na ambulância e precisou ser ressuscitado. No domingo, novos exames mostraram uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento da pressão intracraniana”, o que indicava a gravidade do seu quadro. Infelizmente, Izquierdo não resistiu e teve sua morte encefálica confirmada.
Histórico médico e carreira
Izquierdo já havia sido diagnosticado com uma arritmia cardíaca há dez anos, quando jogava pelo Cerro, no Uruguai, conforme revelou o secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá. Mesmo ciente do problema, o jogador continuou sua carreira, passando por clubes como Montevideo Wanderers, Atlético San Luis (México), e o Nacional, onde atuava desde 2024.
Solidariedade e comoção no futebol uruguaio
A tragédia mobilizou familiares e colegas. Os pais de Izquierdo, Nelson e Sandra, sua esposa Selena, e seus dois filhos pequenos, chegaram ao Brasil para acompanhar o tratamento. Jogadores do São Paulo, como Calleri, Rafinha e Michel Araujo, também visitaram o hospital em solidariedade.
Em sinal de respeito, o Campeonato Uruguaio foi interrompido, e ainda não há previsão para a retomada das partidas. O corpo de Izquierdo será trasladado para o Uruguai por um avião da Força Aérea Uruguaia, onde ocorrerão o velório e o sepultamento.
Legado e trajetória no futebol
Juan Manuel Izquierdo iniciou sua carreira no Cerro, passando por clubes como Montevideo Wanderers, Liverpool e Nacional. Em 2024, retornou ao Nacional, onde disputou 25 partidas na temporada. Sua morte precoce deixa uma lacuna no futebol uruguaio e uma profunda tristeza entre todos que o conheceram.