A tão aguardada conclusão do Contorno Viário na Grande Florianópolis continua a ser marcada por uma saga de atrasos, acumulando quase 12 anos além do prazo inicialmente estipulado para a entrega em 2012.
Análise da Fiesc
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) trouxe uma nova perspectiva sobre o cronograma da obra, estabelecendo uma data estimada para a liberação do tráfego em julho de 2024. Essa análise, realizada em fevereiro, baseou-se em visitas e imagens analisadas pelo engenheiro Ricardo Saporiti.
Consistência nas Previsões
A Fiesc ressalta que essa nova estimativa está alinhada com estudos anteriores da entidade, que apontavam a conclusão das obras no final do primeiro semestre de 2024. O engenheiro Saporiti destaca o ritmo de evolução das obras no período entre a última vistoria, em junho de 2023, e a análise atual, permitindo a projeção da liberação da via em julho deste ano.

Progresso Atual e Desafios
De acordo com a Arteris, concessionária responsável, o Contorno Viário da Grande Florianópolis apresenta um avanço significativo, alcançando 89,31% das obras concluídas até janeiro. A nota da empresa detalha as condições dos trechos Norte e Sul da obra, destacando que esta se configura como a maior em infraestrutura no país.
Expectativas para o Futuro
Com a nova data estimada pela Fiesc, a comunidade aguarda ansiosamente a conclusão do Contorno Viário, que promete aliviar o tráfego e otimizar o fluxo na região. Enquanto isso, a persistente novela dos atrasos dessa importante obra de infraestrutura continua a capturar a atenção e a paciência dos catarinenses.