Movimentações indicam possível migração do atual vice-prefeito para o partido de Jorginho Mello
O Partido Liberal (PL), liderado em Santa Catarina pelo governador Jorginho Mello, começou a se movimentar com antecedência nos bastidores políticos da Grande Florianópolis. Em Biguaçu, o partido busca fortalecer sua presença nas eleições municipais de 2028 e já mira um nome forte para encabeçar a chapa majoritária: o atual vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, atualmente filiado ao Podemos.
Vice-prefeito reeleito com ampla vantagem
Alexandre Souza foi reeleito vice-prefeito ao lado de Salmir da Silva (MDB) nas eleições de 2024, com mais de 70% dos votos válidos. O resultado expressivo nas urnas o credencia como nome natural da base governista para disputar a Prefeitura de Biguaçu no próximo pleito municipal.
De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Paulo Rolemberg, do Notícias do Dia, Alexandre tem sido sondado pelo PL e outras siglas interessadas em atrair figuras com potencial eleitoral.
Negociação vai além de nomes: trata-se de alinhamento político
Conversas entre Alexandre e o PL avançam não só no nível pessoal, mas envolvem a possibilidade de migração de boa parte do atual grupo político que administra o município para a base do Governo do Estado.
O próprio prefeito Salmir da Silva também estaria na mira de aliados do governador. Ele teria sido convidado a migrar para o Republicanos — partido presidido pelo deputado federal Jorge Goetten, um dos principais nomes da base de Jorginho Mello em Brasília.
2026 e 2028 no radar
Salmir e Alexandre têm analisado com cautela o cenário político, considerando os impactos dessas movimentações tanto nas eleições municipais de 2028 quanto na disputa estadual de 2026. O atual prefeito já cogita disputar uma vaga na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) e, para isso, quer garantir que qualquer mudança partidária traga, junto, contrapartidas práticas — como maior fluxo de recursos estaduais para Biguaçu.
Articulações ganham visibilidade na imprensa
As negociações vêm ganhando força a ponto de já aparecerem nas colunas políticas da capital. A nota publicada no ND+ nesta segunda-feira (28) confirma que o grupo político de Biguaçu está no radar da articulação liderada por Jorginho Mello. A intenção do governador é clara: ampliar a influência do PL em cidades estratégicas da Grande Florianópolis, pavimentando o caminho para as disputas municipais de 2028 e as estaduais de 2030.
Os próximos meses devem ser decisivos para definir se Alexandre Souza e Salmir da Silva seguirão juntos em novos partidos — e, mais importante, em uma nova base de apoio político e institucional.