Ações da PF em Várias Cidades de Santa Catarina
Nesta quinta-feira (6), a Polícia Federal (PF) iniciou uma operação para capturar investigados e condenados considerados foragidos da Operação Lesa Pátria. Esta operação visa apurar crimes cometidos durante os ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Em Santa Catarina, a ação policial tem sete alvos nas cidades de Blumenau, Indaial, Rio do Sul, Itajaí, Mafra e Balneário Camboriú, onde há dois procurados específicos. Alguns dos condenados pelos atos de 8 de janeiro fugiram para fora do país.
Mandados de Prisão em Todo o País
No total, a PF emitiu 208 mandados de prisão preventiva em 18 estados e no Distrito Federal, conforme autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Até as 15h desta quinta-feira, a Polícia Federal já havia prendido 48 pessoas em 11 estados, com três prisões realizadas em Santa Catarina. São Paulo lidera o número de prisões, totalizando 17 até o momento.
Busca por Foragidos Continua
Agentes da PF continuam nas ruas buscando capturar os outros 170 condenados ou investigados que tiveram pedidos de prisão preventiva autorizados. Aproximadamente 100 alvos são considerados foragidos, enquanto outros descumpriram medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e comparecimento à Justiça.
Fugas para o Exterior
Entre os foragidos, a Argentina tem sido um dos principais destinos. De acordo com informações dos investigadores divulgadas pelo portal g1, mais de 60 pessoas teriam fugido para o país vizinho.
Crimes Investigados pela Operação Lesa Pátria
A Operação Lesa Pátria investiga crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, além de destruição, deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Quebra de Tornozeleiras e Fugas
Reportagem do portal Uol no início de maio revelou que ao menos 10 pessoas investigadas ou condenadas pelos atos de 8 de janeiro quebraram suas tornozeleiras eletrônicas e fugiram do Brasil. Entre esses fugitivos, três são catarinenses já condenados pelos ataques na Capital federal.
A PF continua suas operações em busca de todos os envolvidos, garantindo a aplicação da justiça e a manutenção da ordem democrática.