Se você tem dinheiro esquecido em contas bancárias ou em outras instituições financeiras, a hora de agir é agora. O prazo para sacar esses valores termina nesta quarta-feira, 16 de outubro. Mais de R$ 8,6 bilhões ainda estão à espera de retirada por mais de 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de empresas. Esses valores fazem parte do Sistema de Valores a Receber (SVR), criado pelo Banco Central.
O que acontece se você não sacar o dinheiro a tempo?
Quem não realizar o saque até o dia 16 terá seus valores transferidos para o Tesouro Nacional já no dia seguinte, 17 de outubro. Esses recursos serão usados para cobrir a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e 156 municípios, medida aprovada recentemente pelo Congresso. A boa notícia é que, mesmo após o prazo, os valores ainda poderão ser resgatados posteriormente, de acordo com a legislação vigente.
Como saber se você tem valores a receber?
A consulta é simples e rápida. Basta acessar o site oficial do Sistema de Valores a Receber (SVR), preencher os dados solicitados e verificar se há algum valor disponível. Caso positivo, você pode agendar a transferência via Pix ou entrar em contato diretamente com a instituição financeira responsável. Além disso, o sistema permite que herdeiros de pessoas falecidas e até empresas já fechadas façam essa verificação.
Transparência para contas conjuntas
Para quem tem conta conjunta, o SVR oferece total transparência. Se um dos titulares realizar o saque, o outro pode verificar todos os detalhes da operação, como data e quem solicitou o resgate.
Não deixe para depois!
O prazo está acabando, e essa pode ser a última chance de resgatar seu dinheiro antes que ele seja temporariamente transferido para o Tesouro Nacional. Acesse o site do SVR e confira se você tem valores a receber. O processo é simples, rápido e pode fazer diferença no seu bolso!