Homem Preso pela Polícia Civil de Santa Catarina
Um homem de 43 anos foi identificado, localizado e preso preventivamente pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) nesta segunda-feira (5), em Florianópolis. A prisão ocorreu após uma série de boletins de ocorrência envolvendo estelionatos na compra de celulares em marketplaces. Pelo menos seis vítimas foram identificadas.
Modo de Operação do Golpe
Segundo a Delegacia de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DCE/DIC), as investigações começaram após a ocorrência de vários golpes com o mesmo modo de operação. O suspeito procurava celulares, preferencialmente iPhones, em diversos marketplaces na internet. Ele negociava com a vítima e apresentava um falso comprovante de pagamento. Após a vítima entregar o celular, percebia que não havia recebido o pagamento e não conseguia mais contatar o golpista. O valor do prejuízo não foi divulgado.
Outro Caso de Fraude em Marketplace
Este é o segundo caso de fraude em marketplace em duas semanas em Santa Catarina. Na última quinta-feira (1º), três homens foram condenados a penas que, somadas, chegam a 143 anos de prisão. Eles aplicaram cerca de R$ 1,5 milhão em estelionatos na compra de veículos pelo marketplace do Facebook. O grupo criminoso criava perfis falsos e se passava por consumidores para realizar a falsa compra, apresentando um comprovante de pagamento falso. Quando a vítima tentava reaver o veículo, era extorquida a pagar determinada quantia para a devolução.
Santa Catarina: Líder em Estelionatos Virtuais
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 18 de julho, coloca Santa Catarina como o estado preferido de criminosos para a aplicação de estelionatos virtuais. Segundo a Polícia Federal, os locais com mais investigações do crime no estado são Joinville, Itajaí, Florianópolis, Chapecó e Lages.
Recomendações da Polícia Civil
A Polícia Civil alerta a população que procure a DCE/DIC caso tenha sofrido esse tipo de golpe na região recentemente. O contato pode ser feito pelo e-mail: dce@pc.sc.gov.br. A PCSC também recomenda que não se entreguem objetos em negociação até a confirmação definitiva do pagamento em conta, especialmente em negociações feitas pela internet com pessoas estranhas ao convívio cotidiano.