Queda na balneabilidade em comparação com a semana anterior
De acordo com o último relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulgado na sexta-feira (13), 71,43% dos pontos monitorados no litoral catarinense estão próprios para banho. O levantamento analisou 238 pontos, dos quais 170 foram classificados como adequados. Em comparação com a semana anterior, houve uma leve piora, já que o relatório de 6 de dezembro registrava 177 pontos próprios, equivalente a 74,37%.
Situação em Florianópolis
Na capital catarinense, dos 87 pontos avaliados, 61 estão próprios para banho, o que corresponde a 70,11%. Destinos populares entre turistas, como as praias da Daniela, Barra da Lagoa, Jurerê e Campeche, estão incluídos entre os locais adequados.
Como é realizado o monitoramento?
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA cobre 27 municípios do litoral catarinense, incluindo destinos como Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema e Laguna. De outubro a março, período de maior movimento nas praias, as coletas e análises são realizadas semanalmente, com os resultados sendo divulgados às sextas-feiras. Entre abril e setembro, o monitoramento é mensal.
As análises seguem um cronograma prévio, e os dados são atualizados automaticamente no site do IMA assim que concluídos. Os resultados também podem ser acompanhados pelo aplicativo no site, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Praias limpas: um atrativo para o turismo
Com sete a cada dez praias em boas condições para banho, Santa Catarina segue como um dos destinos mais procurados por turistas no Brasil. Apesar da queda no índice de balneabilidade em relação à semana anterior, as praias continuam sendo um grande atrativo, reforçando a importância do monitoramento contínuo para garantir a segurança e o lazer dos banhistas.