Obra dobrará a capacidade de atendimento e aliviará a demanda do Hospital Regional de São José
Anúncio Oficial da Construção
O governador Jorginho Mello anunciou nesta terça-feira (18), ao lado do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a construção de um novo prédio para o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC). A obra será realizada no estacionamento superior do Hospital Regional de São José (HRSJ) e ampliará a capacidade de atendimento da unidade, passando dos atuais 126 para 245 leitos, sendo 40 deles destinados à UTI.
Atualmente, o ICSC funciona dentro do HRSJ, mas com a nova estrutura, os leitos ocupados pelo Instituto serão liberados para o atendimento geral do hospital.
Dobro de Leitos e Atendimento Mais Digno
Durante o anúncio, o governador destacou a importância da obra para o sistema de saúde catarinense.
O nosso compromisso é com a saúde da população de Santa Catarina, e hoje damos um passo histórico para melhorar o atendimento em nosso estado. Com a construção do novo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, vamos praticamente dobrar a capacidade de leitos, passando de 126 para 245. Além de desafogar o Hospital Regional de São José, essa obra vai garantir um atendimento mais digno para quem precisa. Estamos investindo recursos próprios e também buscamos recursos em Brasília, porque chega de promessas vazias. Aqui, o que a gente fala, a gente faz!”
afirmou Jorginho Mello.
Edital Previsto para o Primeiro Semestre
O secretário Diogo Demarchi ressaltou que o projeto do novo prédio já está pronto e aprovado, com a publicação do edital prevista para o primeiro semestre deste ano.
A construção do Instituto de Cardiologia é uma promessa de mais de 30 anos. Ele sempre esteve abrigado em outros hospitais, como o Hospital Celso Ramos, e, nas últimas décadas, no Hospital Regional São José. Agora, chegou o momento de avançar, publicar o edital e iniciar a obra para entregar mais saúde para a nossa população”
destacou o secretário.
Referência em Cardiologia pelo SUS
O Instituto de Cardiologia de Santa Catarina é referência estadual em média e alta complexidade. Especializado em cirurgias cardiovasculares, cardiologia intervencionista e procedimentos endovasculares extracorpóreos, o ICSC atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da população da Grande Florianópolis, o Instituto recebe pacientes de diversas regiões do estado, oferecendo atendimento ambulatorial e internação para procedimentos de alta especialização. Com a nova estrutura, o governo busca ampliar o acesso da população catarinense a tratamentos cardiológicos de excelência.