Município investe em infraestrutura e conscientização ambiental para promover sustentabilidade e manter a cidade limpa
A cidade de São José, na Grande Florianópolis, tem dado exemplo quando o assunto é o descarte adequado de resíduos sólidos. A Prefeitura disponibiliza atualmente seis alternativas para que a população possa se desfazer corretamente do lixo, contribuindo com o meio ambiente e evitando o descarte irregular nas ruas e áreas públicas.
Entre os serviços oferecidos estão o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), dois Ecopontos, coleta seletiva, coleta de resíduos orgânicos, reciclagem de vidros e a coleta de móveis e objetos volumosos descartados de forma inadequada. A estrutura organizada permite que cada tipo de resíduo tenha uma destinação correta, reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade.
PEV: descarte responsável com limite por morador
Localizado na Rua João José Martins, nº 3.001, no bairro Potecas, o PEV funciona de segunda a sábado, das 8h às 16h20. Mantido pela empresa Ambiental, o espaço recebe até 1m³ de resíduos por morador. Entre os materiais aceitos estão eletroeletrônicos, móveis, colchões, resíduos de poda e jardinagem, além de restos de construção civil como tijolos, concreto, gesso e tubulações plásticas.
Coleta seletiva e orgânica: porta a porta
O serviço de coleta seletiva e orgânica é realizado regularmente nos bairros, diretamente nas residências. A coleta seletiva é destinada à reciclagem, enquanto os resíduos orgânicos seguem para o aterro sanitário. Para saber os dias e horários em que os caminhões passam, os moradores podem entrar em contato pelo telefone da Ambiental: (48) 3112-3344.
Móveis descartados: agendamento facilita o serviço
Móveis e eletrodomésticos inservíveis também têm destino certo em São José. O recolhimento pode ser agendado diretamente com a Ambiental, pelos números (48) 3112-3344 ou (47) 99963-5900. Outra opção é o serviço da Secretaria de Infraestrutura, que opera com seis caminhões específicos para essa coleta. Neste caso, o agendamento deve ser feito pela Ouvidoria da Prefeitura: 0800 644 9040.
Ecopontos: acessíveis e em funcionamento 24h
Com dois Ecopontos em funcionamento – um na Beira-Mar e outro na Praça da Forquilhinha, na Rua Princesa Isabel – o município garante mais uma opção para o descarte consciente. Os locais funcionam 24 horas, e de segunda a sábado, entre 10h40 e 19h, há servidores disponíveis para orientar os munícipes. Os Ecopontos recebem restos de poda, entulhos de pequenas obras e móveis velhos.
Reciclagem de vidros ganha força em São José
Desde fevereiro de 2023, São José passou a integrar o projeto de reciclagem de vidros em parceria com a Granfpolis (Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis). Em pouco mais de um ano, mais de 200 toneladas de vidro foram coletadas e encaminhadas para reciclagem. Atualmente, são 47 pontos espalhados pela cidade – e outros 16 serão adicionados ainda este mês.
Os coletores aceitam diversos tipos de vidro, mesmo quebrados: garrafas, potes, frascos de cosméticos e copos, entre outros. No entanto, materiais como espelhos, vidros de janelas, cerâmicas, lâmpadas e telas de TV não devem ser depositados nesses pontos.
A lista completa com os locais de coleta está disponível no site da Prefeitura: https://saojose.sc.gov.br/pontos-coleta-vidro