A Secretaria de Saúde de Rio do Sul anunciou uma mudança no sistema de agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A partir desta semana, o modelo anterior, que previa a abertura de agendas em datas específicas, será substituído por um sistema de agendamento contínuo, de acordo com a disponibilidade de vagas.
De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Azevedo da Silva, as UBSs que contam com médicos de carga horária de 40 horas semanais passarão a oferecer entre 14 e 16 vagas por período. Destas, pelo menos seis serão reservadas para atendimento por livre demanda. Além disso, grupos específicos, como gestantes, puericultura, renovação de receitas e visitas domiciliares, terão um esquema especial de atendimento.
Nas sextas-feiras, quando as UBSs realizam atividades programadas e grupos educativos, o atendimento por livre demanda será reduzido. Além disso, na terceira sexta-feira de cada mês, as unidades não oferecerão atendimento ao público no período da tarde, pois esse horário é dedicado a capacitações ou organização interna.
O objetivo da mudança, segundo o secretário, é padronizar o atendimento e melhorar o acolhimento dos pacientes, garantindo que todos sejam ouvidos e devidamente encaminhados para consulta agendada, atendimento imediato ou serviços de urgência. No entanto, as UBSs que ainda não contam com médicos fixos, como Albertina, Santa Clara e Bela Aliança, não estão incluídas nesta reformulação no momento.
“Eliminamos a data exclusiva para que a pessoa faça o seu agendamento. Agora, o morador que for até a unidade de saúde sairá com a consulta agendada. Isso deve ajudar a reduzir a fila para a marcação, pois muitas pessoas iam no mesmo dia, causando espera prolongada e insatisfação”, explicou o secretário Cláudio Azevedo da Silva.