A confirmação de um foco da doença de Newcastle (DNC) numa propriedade comercial em Anta Gorda, no interior do Rio Grande do Sul, na sexta-feira (19), levou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a suspender preventivamente as exportações de carne de aves e derivados para 44 países.
Testes Negativos e Impacto Econômico
No entanto, novos testes realizados em São Paulo no sábado e divulgados no domingo deram negativo para amostras, o que pode amenizar o impacto econômico no país. A suspensão é um procedimento padrão que segue as regras de transparência do serviço sanitário brasileiro para países importadores.
Reações Internacionais
Até a manhã desta segunda-feira, quatro importantes mercados haviam confirmado a suspensão das compras do produto brasileiro ou especificamente do Rio Grande do Sul: China, União Europeia, Argentina e México. A China suspendeu temporariamente as compras de todo o Brasil, enquanto a União Europeia suspendeu apenas as do Rio Grande do Sul.
Revisão dos Certificados Sanitários
O Ministério da Agricultura explicou que a certificação para exportação é um acordo bilateral entre países parceiros. Por isso, o Mapa revisou preventivamente os Certificados Sanitários Internacionais (CSI) para atender às garantias e requisitos acordados. Cada certificado tem suas exigências específicas, sendo necessário revisar todos para determinar o alcance da suspensão.
Situação Isolada e Perspectivas
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) avalia que os resultados negativos dos exames em São Paulo confirmam que se trata de uma situação isolada no Rio Grande do Sul. A entidade está acompanhando os trabalhos do Ministério da Agricultura para que os mercados que suspenderam as compras retomem as importações de carne de ave do Brasil o mais breve possível.
Defesa Agropecuária
O ministro da Agricultura, Carlos Fávero, destacou que os novos testes foram realizados rapidamente no final de semana no laboratório LFDA-SP, descartando a possibilidade de novas ocorrências de foco no momento. Isso demonstra que o Brasil possui um sistema de defesa agropecuária robusto.