Na manhã de segunda-feira (9), a Polícia Militar de Santa Catarina iniciou uma busca intensiva por três detentos que fugiram do Presídio Masculino Regional de Florianópolis no domingo (8). A fuga foi confirmada pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), que divulgou os nomes dos fugitivos: Jackson Cunha, Alexandre Nascimento Rodrigues e Marcelo Rodrigo Benke.
Fugida misteriosa
Até o momento, a SAP não revelou detalhes sobre como os detentos conseguiram escapar. A secretaria informou que uma sindicância foi aberta para investigar o caso. Em resposta à fuga, foi realizada uma operação de vistoria na penitenciária nesta segunda-feira, com o objetivo de detectar possíveis brechas na segurança.
“A operação busca identificar ferramentas que possam facilitar novas fugas, além de localizar armas artesanais, celulares, drogas e outros itens ilícitos”, explicou o secretário Carlos Antônio Gonçalves Alves.
Perfil dos fugitivos
Alexandre Nascimento Rodrigues, um dos detentos foragidos, estava cumprindo uma pena de 10 anos por roubo e furto. Sua transferência para o regime aberto estava prevista para esta semana.
Jackson Cunha, outro fugitivo, também cumpria pena por roubo e já havia cumprido 11 dos 14 anos da sentença. A previsão era que ele fosse transferido para o semiaberto no início do próximo ano.
Marcelo Rodrigo Benke, por sua vez, cumpria uma pena muito mais longa, de 44 anos, pelos crimes de roubo e tráfico de drogas.
Investigações em andamento
Com as buscas ainda em curso, a polícia está concentrando esforços para localizar os detentos e garantir a segurança pública. A fuga gerou preocupação, principalmente porque dois dos três fugitivos estavam próximos de conquistar o direito à progressão de regime, o que poderia ter diminuído o risco de reincidência.
As autoridades seguem em alerta e pedem para que qualquer informação sobre o paradeiro dos foragidos seja repassada à polícia. A sindicância aberta pela SAP deve esclarecer como os detentos conseguiram fugir e o que pode ser feito para evitar que situações semelhantes se repitam.