By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
O Analista OnlineO Analista OnlineO Analista Online
  • Cidades
    • Antônio Carlos
    • Biguaçu
    • Florianópolis
    • Gov Celso Ramos
    • Palhoça
    • São José
Pesquisar
  • Advertise
© 2024 O Analista Online. Todos os direitos reservados.
Lendo: Vídeo mostra policiais militares agredindo homens em situação de rua no Centro de Florianópolis
Compartilhar
Cadastrar
Notificação Ver mais
Aa
O Analista OnlineO Analista Online
Aa
  • Cidades
  • Cidades
    • Antônio Carlos
    • Biguaçu
    • Florianópolis
    • Gov Celso Ramos
    • Palhoça
    • São José
Já possui uma conta? Cadastrar
O Analista Online > Blog > Florianópolis > Vídeo mostra policiais militares agredindo homens em situação de rua no Centro de Florianópolis
FlorianópolisPolícia Militar

Vídeo mostra policiais militares agredindo homens em situação de rua no Centro de Florianópolis

oanalistaonline
Última atualização: 2025/05/13 at 1:29 PM
oanalistaonline
Compartilhar
6 Minutos de leitura
Compartilhar

Imagens flagraram uso de fogo e agressões físicas; Polícia Militar e Ministério Público investigam o caso

Índice
Cenas de violência em plena rua no Centro da capitalVeja o vídeoRepercussão e investigações em andamentoVeja a nota da PMSCOAB e Ministério Público acompanham o casoPrefeitura se manifesta e aponta aumento da agressividade nas ruasVeja a nota da PrefeituraCobrança por respostas e transparência

Cenas de violência em plena rua no Centro da capital

Na noite desta segunda-feira (12), um vídeo gravado por um morador do Centro de Florianópolis revelou uma cena chocante: agentes da Polícia Militar agredindo dois homens aparentemente em situação de rua, que dormiam sob a marquise do prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Rua Marechal Guilherme.

As imagens, registradas por volta das 23h20min, mostram ao menos seis policiais no local e três viaturas da PM estacionadas. Um dos militares aparece agredindo com um cassetete um dos homens, que caminhava pela calçada. Em seguida, o mesmo agente desfere um chute em outro homem, deitado no chão, e ateia fogo em um pedaço de papelão, que acaba atingindo a vítima no rosto e no corpo.

Veja o vídeo

Repercussão e investigações em andamento

Após a divulgação do vídeo nas redes sociais e na imprensa, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) informou, por meio de nota oficial, que instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar as circunstâncias da ação e “individualizar eventuais condutas que possam configurar crime por parte dos profissionais envolvidos”.

A corporação afirmou ainda que “não compactua com qualquer tipo de excesso ou violência” e reforçou o compromisso com os direitos humanos e a atuação dentro dos limites legais. O procedimento será encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário após a conclusão da apuração.

Veja a nota da PMSC

“A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 4º Batalhão de Polícia Militar da Capital (BPM), informa que, a respeito de um vídeo que está circulando em redes sociais e sendo veiculado pela imprensa, trata dos fatos registrados durante ação policial na Rua Marechal Guilherme, no centro de Florianópolis, na noite desta segunda-feira (13).

Os devidos fatos serão objeto de inquérito policial militar (IPM), com o objetivo de apurar todas as circunstâncias envolvidas e individualizar eventuais condutas que possam configurar crime por parte de profissionais envolvidos.

A corporação esclarece que não compactua com qualquer tipo de excesso ou violência e que preza pela atuação dentro dos princípios legais, respeitando os direitos humanos e a dignidade de todos os cidadãos.

Após a conclusão da apuração, o procedimento será encaminhado para apreciação do Ministério Público e do Poder Judiciário, conforme previsto na legislação.

A PMSC também esclarece que sempre estará à disposição das instituições para trabalhar em conjunto em favor da sociedade catarinense, preservando a ordem e protegendo a vida”.

OAB e Ministério Público acompanham o caso

O vice-presidente da Comissão de Violência da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), Guilherme Gottardi, classificou as imagens como “lamentáveis” e disse que o vídeo indica um claro uso da força. A entidade acompanhará o desenrolar das investigações.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) também informou que está ciente da denúncia e que, por meio da 5ª e da 42ª Promotorias de Justiça da Comarca da Capital, irá acompanhar o caso e determinar a apuração dos fatos sob a perspectiva penal militar.

Prefeitura se manifesta e aponta aumento da agressividade nas ruas

Em nota, a Prefeitura de Florianópolis afirmou que a responsabilidade pela apuração é da Polícia Militar, mas aproveitou para destacar que tem observado um aumento da agressividade entre pessoas em situação de rua, mencionando a presença de armas e o uso de drogas.

A administração municipal também informou que oferece alimentação diária, cursos de capacitação e ajuda para retorno à cidade de origem por meio da Passarela da Cidadania, visando à reinserção social e no mercado de trabalho.

Veja a nota da Prefeitura

“A Prefeitura destaca que o fato precisa ser apurado pela Polícia Militar. É importante destacar também que, cada vez mais, nas ações diárias da Prefeitura, os agentes encontram pessoas em situação de rua portando armas, facas e, principalmente, fazendo o uso de drogas, comprovando que essa população que chega na cidade está mais agressiva. Recentemente, provocaram incêndios em vias públicas.

A administração municipal oferece alimentação diária e cursos de capacitação na passarela da cidadania para aqueles que desejam ser reinseridos na sociedade e no mercado de trabalho. Além disso, viabiliza passagem para que eles possam retornar à cidade de origem e para o apoio da família”. 

Cobrança por respostas e transparência

O caso gerou forte comoção e reações nas redes sociais, com pedidos por justiça e responsabilização dos envolvidos. Organizações de direitos humanos e moradores da capital cobram ações efetivas e maior controle sobre a conduta dos agentes públicos.

As investigações seguem em curso e a sociedade catarinense aguarda esclarecimentos e medidas concretas diante das imagens que, mais uma vez, levantam o debate sobre a violência policial e a vulnerabilidade da população em situação de rua.

Você pode gostar também

Mais duas prisões reforçam cerco ao PGC após atentados na Grande Florianópolis

PM de Biguaçu discute fortalecimento da rede de proteção com OAB e Assistência Social

Homem é Espancado e Roubado por Pessoas em Situação de Rua no Centro de Florianópolis

Beira-Mar Norte terá faixas exclusivas para ônibus em três bolsões de Florianópolis

Mais de 2,4 mil vagas abertas para tirar CNH de forma gratuita em Santa Catarina

MARCADO: Agressão, florianopolis, Morador de rua, MPSC, Pmsc, Policiais, Vídeo
oanalistaonline 13 de maio de 2025 13 de maio de 2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copiar link Imprimir
Compartilhar
por oanalistaonline
Seguir:
Notícias das principais cidades da Grande Florianópolis, Brasil e Mundo!
Artigo Anterior Comitiva da Câmara de Biguaçu vai a Brasília em busca de recursos para o município
Próximo Artigo Prefeitura de Palhoça muda forma de cobrança da taxa de lixo a partir de abril
Deixe um Comentário Deixe um Comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Publicidade -

Últimas Notícias

Mais duas prisões reforçam cerco ao PGC após atentados na Grande Florianópolis
Atentado Florianópolis Polícia Civil 16 de maio de 2025
PM de Biguaçu discute fortalecimento da rede de proteção com OAB e Assistência Social
Biguaçu OAB Biguaçu Polícia Militar 16 de maio de 2025
Homem é Espancado e Roubado por Pessoas em Situação de Rua no Centro de Florianópolis
Florianópolis Polícia 16 de maio de 2025
URGENTE: Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF pela segunda vez
Esporte Futebol 15 de maio de 2025
O Analista OnlineO Analista Online
Siga-nos
© 2024 O Analista Online. Todos os direitos reservados.
Bem vindo Novamente!

Entrar na conta

Esqueceu sua Senha?