Na última terça-feira, dia 26 de março de 2024, a Câmara de Vereadores de Biguaçu protagonizou um importante episódio no que diz respeito à inclusão e conscientização sobre o autismo. Em uma decisão unânime, os vereadores derrubaram o veto imposto pelo prefeito Salmir a respeito do projeto que propunha a criação do Dia Municipal do Autismo.
O projeto em questão buscava instituir uma data oficial para a conscientização e reconhecimento do autismo na cidade. No entanto, a proposta encontrou obstáculos quando o prefeito Salmir decidiu vetá-la, argumentando que já existia uma lei municipal, a 3804/2017, que instituía a Semana de Conscientização sobre o Autismo, sancionada por seu antecessor, o ex-prefeito Ramon Wollinger.
Contudo, os argumentos do prefeito não foram suficientes para convencer os vereadores, nem mesmo os que compõem sua base política. Em uma derrota expressiva para a gestão municipal, o veto foi rejeitado pela Câmara de Vereadores.
De acordo com o resultado da votação na sessão de ontem, apenas um vereador se manifestou contra a derrubada do veto. Entramos em contato, e o mesmo alegou que por conta de dificuldades técnicas no sistema interno da câmara, acabou computando seu voto de forma equivocada, mas que no dia de hoje, já protocolou um pedido na casa legislativa solicitando a retificação do seu voto, informando que a intenção não era votar favorável ao veto e sim derrubá-lo.
Vale frisar que este voto contra, não foi suficiente para evitar a derrubada do veto e a consequente aprovação do projeto que estabelece o Dia Municipal do Autismo em Biguaçu.
Com essa decisão, a cidade reforça seu compromisso com a inclusão e a sensibilização em relação ao autismo, proporcionando um marco importante para a comunidade autista e seus familiares.