Florianópolis está aguardando a chegada de pelo menos 2,5 milhões de turistas nesta temporada de verão, entre dezembro de 2023 e março de 2024, segundo projeções da prefeitura. A expectativa é de alta ocupação nos hotéis, pousadas e um aumento significativo no fluxo de passageiros no aeroporto.
Além de ser a quinta cidade mais populosa da região Sul e a segunda em número de habitantes do estado, a capital catarinense abriga 537.213 moradores e possui um atrativo especial: suas 42 praias.
Anualmente, Florianópolis é conhecida por receber visitantes internacionais, principalmente argentinos, uruguaios e chilenos.
O ponto alto dessa movimentação turística será durante o Réveillon. Muitos hotéis no Norte da Ilha, onde estão concentradas praias famosas como Jurerê, Canasvieiras e Ingleses, já estão com 100% de ocupação para esse período.
George Fortunato, Diretor de Hospitalidade e Negócios Renováveis do Grupo Habitasul, destacou que essa demanda sazonal cria mais de 100 postos de trabalho adicionais nos hotéis, o que é crucial para a região.
Além disso, o aumento de voos, especialmente de países como Chile e Peru, está animando o setor turístico. A cidade contará com quase 500 voos e rotas extras operadas por companhias aéreas nacionais, o que se traduzirá em uma expectativa de receber 17 voos internacionais diários no Aeroporto de Florianópolis.